"Um terço das escolas superam-se e recebem “prémio” de Crato"
A atribuição de mais meios ou
recursos, no caso créditos horários, em função da melhoria de resultados das
escolas terá, evidentemente, aspectos positivos.
No entanto, como tenho referido
desde a introdução deste dispositivo, creio que as escolas que mais dificuldades
sentem na promoção de trabalho mais eficaz de alunos e professores são justamente
as que mais apoios e recursos precisariam para lidar com esse enorme conjunto
de dificuldades.
Por outro lado e para além das especificidades de natureza contextual que contribuem para cenários mais complicados, vários dos aspectos da PEC - Política Educativa em Curso estarão associados a dificuldades
criadas às escolas como cortes de professores e funcionários, insuficiência de
dispositivos de apoio, mudanças curriculares inconsequentes, a excessiva
concentração de alunos, o clima e a instabilidade nas escolas, a centralização
excessiva que retira autonomia às escolas, etc.
De qualquer forma, que se
sublinhe a evolução registada nas escolas que beneficiarão dos créditos
horários agora atribuídos.
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