"Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos"
Após o termo da época de exames são regularmente divulgados dados que me causam alguma perplexidade até pela forma discreta como são
acolhidos.
No ensino secundário, nos exames da primeira fase, em 73%
dos 7081 pedidos de revisão das provas verificou-se a subida da classificação,
em 17% manteve-se e em 10% a nota desceu.
No ensino básico em 1187 pedidos de revisão, 82% registou
subida, 11% manteve a nota e 7% desceu.
Esta situação, recorrente nos últimos anos, causa-me, alguma
estranheza e dificuldade de entendimento além de que, creio, mina de forma
severa a credibilidade e confiança no sistema de avaliação.
Sabe-se que a avaliação escolar contém uma incontornável
dimensão de subjectividade e complexidade, por isso, é necessário um trabalho
muito consistente ao nível da qualidade dos exames, da solidez, clareza e
coerência dos critérios de avaliação e, naturalmente, da competência dos
avaliadores. Estes aspectos são, aliás, objecto de muitas referências na
imprensa durante a época de exames.
Como explicar tal número de pedidos de revisão acolhido, na maioria
subindo a classificação? Como confiar na avaliação se muitos professores
aconselham os alunos a recorrer pois a probabilidade de verem a nota alterada é
grande?
É fundamental que se reflicta sobre esta situação e que os
exames e a sua classificação mereçam a confiança de alunos e famílias.
6 comentários:
Boa noite. Acha que as médias de acesso ao ensino superior vão aumentar? obrigada
Não é muito difícil entender. O número de pedidos de revisão de prova que refere, no universo de exames realizado, é mínimo (não sei a percentagem exacta). A correcção de exames não é isenta de erro (afinal, quem os corrige são pessoas) ou de discordâncias de interpretação dos critérios (sim, às vezes acontece, há cirtérios que não são claros). Quando os alunos pedem revisão de prova, normalmente antes já se aconselharam com um professor da área que lhes diz se vale a pena pedir a revisão. Logo, os que efectivamente pedem a revisão de prova são aqueles em cuja correcção existem falhas, com uma ou outra excepção. A conclusão devia ser a de que ainda bem que existe esse mecanismo (o pedido de revisão) para que os - inevitáveis - erros possam ser corrigidos sem prejuízo do aluno.
Claro que é fundamental a existência de um dispositivo de recurso e também sei por experiência que a classificação de provas não é fácil. Continuo, no entanto, a achar excessivamente elevada a percentagem de alterações no total dos pedidos de revisão.
As médias de acesso sobem quando a procura dos cursos aumenta. Em teoria, se poucos alunos se candidatassem aos cursos de medicina as médias de entrada poderiam ser baixas.
Claro, concordo com a sua afirmação. Mas o que acha das médias em geral? Será que vão aumentar, visto que a média português subiu e é utilizada por muitos estudantes como prova de ingresso? O que pensa sobre o curso de direito?
Desde já, parabéns pelo seu blog....
Existem muitos cursos de direito, demasiados cursos. Embora não seja a minha área é público que existem cursos de melhor qualidade que outros.
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