sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A NORMALIDADE EM MODO MEC

"Professores do quadro chamados a esperar pelas colocações dentro das escolas"

Ontem escrevi que se o MEC tivesse de realizar uma PACC - Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades por exemplo sobre a colocação de professores, apesar de não estar imune a tal risco o MEC, basta ler alguns materiais, talvez o MEC não cometesse muitos erros de escrita do português, em especial de acentuação, mas acentuava-se certamente a incompetência e o chumbo seria garantido.
Ainda não se sabe quando estarão colocados os docentes candidatos à mobilidade interna e os não vinculados. Não é grave, as aulas só começam lá bastante para a frente, entre 11 e 15 de Setembro e o MEC afirmou que os “procedimentos concursais (…) estão a processar-se como previsto e planeado de modo a garantir a colocação dos docentes necessários ao normal funcionamento dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas”.
 Entretanto, as direcções de escolas e agrupamentos receberam instruções quarta e quinta para cumprir procedimentos cujos prazos acabam hoje. Notável.
Mas a criatividade que advém, evidentemente, da genialidade da equipa da 5 de Outubro não fica por aqui. Os professores do quadro que concorreram à mobilidade interna receberam instruções para se apresentar nas escolas a que pertencem. Presumo que alguns acharão normal mas é mais uma decisão bizarra, estes professores concorrem a uma outra escola pelo que poderão não ficar na actual. O MEC diz-lhes para aguardar nessa escola e coloca-se uma dúvida pequenina, os professores fazem o quê, não sabem se ficam, não sabem para onde vão, os directores ficam com o que costumo chamar de Síndrome do Martim Moniz, ou seja, ficam “entalados” e … mais um ruído para as escolas que é coisa que se torna dispensável no arranque do ano lectivo.
Como é evidente, a manha política assim o determina, os professores nas escolas, mesmo que seja aguardar os resultados do concurso sempre transmite uma ideia de normalidade, estão nas escolas, é normal. 
Faz parte do estranho entendimento que o MEC vem revelando do que é “normalidade”. Variadíssimas coisas a correr mal e o entendimento é que ... tudo dentro da normalidade. A esta gente não passará pela cabeça que a única forma de fazer isto de forma adequada é ter as colocações resolvidas antes de se iniciar o ano lectivo? Sim, eu sei que parece ser pedir demais mas que diabo, a génios não é pedir muito.
Mais a sério e como também ontem questionava, como é que podemos explicar esta deriva incompetente e manhosa?

Do meu ponto de vista trata-se da arrogância sem limites que se apoderou desta gente que alimentando-se de incompetência dá um resultado inquietante.

Sem comentários: