sábado, 2 de agosto de 2014

AS FÉRIAS DOS MENINOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

"Aceitam o meu filho autista no campo de férias?"


Um trabalho oportuno do Público, no qual colaborei, aborda uma matéria raramente objecto de referência pública, a oferta de actividades de férias acessíveis a crianças e adolescentes com necessidades especiais. 
Na verdade, em tempo de férias abundam as referências à oferta sem fim para actividades de férias destinadas aos mais novos pelo que seria importante e interessante perceber se esta oferta é, ou não, acessível a crianças e adolescentes com necessidades especiais.
O trabalho apresentado e os exemplos envolvendo pais mostram, sem surpresa, que o envolvimento destas crianças neste tipo de actividades é baixo e que as estruturas receptivas à sua presença não são suficientes. Parece-me também claro que esta situação não decorre fundamentalmente de eventuais custos acrescidos mas de uma cultura e visão que importa alterar.
Este cenário é, não podia deixar de ser, coerente com as dificuldades enormes que crianças e jovens com necessidades especiais e as suas famílias sentem para que o seu quotidiano, a sua vida, a diferentes níveis, seja tão próxima quanto possível das outras crianças e adolescentes com as mesmas idades, ou seja, que possam aceder e participar, da forma que conseguem, nas actividades que se julgam importantes para crianças e adolescentes.   
Também nas férias e nas actividades próprias das férias há muita estrada para fazer em direcção à participação de todas as crianças.

PS - A propósito deste texto enviaram-me esta informação:

"A Câmara Municipal de Sintra no âmbito do Programa à Descoberta dos Tempos-Livres promove até 30 de agosto, em parceria com as Direções dos Agrupamentos de Escola, as Associações de Pais e Instituições de Solidariedade Social, parceiros da Componente de Apoio à Família, uma resposta de ocupação de tempos-livres,  através da oferta de atividades diversificadas, nos respetivos estabelecimentos de ensino da rede pública. 
Através deste Programa está a ser garantida a integração de cerca de 30 alunos, com necessidades educativas especiais, que frequentam as unidades de educação especial do concelho e simultaneamente  garantir uma oferta com qualidade e securizante para as crianças atendidas e suas famílias.
Para a garantia desta resposta especializada, tem sido essencial a colaboração  dos Centros de Recursos para a Inclusão, Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência – CECD e o Centro de Educação e Reabilitação de Deficientes de todo o País -  CERCITOP, através da disponibilização dos seus técnicos e terapeutas, que promovem o apoio direto aos alunos, em contexto de programa de verão, acompanhados pelos docentes de educação especial e assistentes operacionais, que em cada Agrupamento de Escolas, AE Agualva - Mira-Sintra, AE  D. Maria,  AE Leal da Câmara,  AE Prof. Agostinho da Silva,  AE Queluz Belas e AE Ruy Belo,   asseguram o enquadramento destes alunos."

Sem comentários: