segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

BORDA D'ÁGUA (I)

Depois de anos e anos a observar e estudar o nível e a infalibilidade das análises e previsões dos grandes nomes da futurologia em Portugal, designadamente do entertainer político conhecido por Professor e do omnipresente Pacheco Pereira tenho o atrevimento de alinhar algumas notas à laia de previsão para o próximo 2009. Se por acaso não se confirmarem, o que em boa verdade duvido face ao rigor que utilizo, cá estarei para um mea culpa. Assim, depois de aturados estudos e da consulta a diferentes oráculos:
. O ano de 2009 não vai ser nada fácil em termo de economia. As empresas e as famílias vão sentir algumas dificuldades para gerirem as suas actividades.
. Durante o próximo ano não prevejo alternativa de liderança dentro do PS, Sócrates parece-me seguro e o aparelho do partido está sob controle embora a chamada ala esquerda vá, aqui e ali, dizendo qualquer coisa, o que garante a democracia e pluralismo interno, como lhe chamam.
. No PSD continuará a rodagem da tragicomédia “Chefe precisa-se”. Eventualmente poderá verificar-se algum acerto de casting, dependendo do resultado das eleições para a Câmara de Lisboa e das cambalhotas do menino guerreiro, Santana Lopes.
. O Dr. Louçã, através do Bloco, continuará a afirmar-se como a voz dos portugueses e das portuguesas, dos trabalhadores e das trabalhadores, dos emigrantes e das emigrantas, dos ofendidos e das ofendidas, dos professores e das professoras, dos operários e das operárias, dos minoritários e das minoritárias, dos verdadeiros esquerdos e das verdadeiras esquerdas, dos etc. e das etcas, enfim a voz.
. O PCP, com invejável unidade interna continuará a renovação do seu discurso contra os capitalistas e opressores do nosso povo.
. O Dr. Portas, o Paulo, na sua política de eucaliptização do CDS-PP, conseguirá manter o partido coeso em torno da sua figura e de Teresa Caeiro e Diogo Feyo, uns resistentes.
. Em termos de justiça, não vai acontecer nada de relevante aos gestores envolvidos nos casos BCP, BPP e BPN. O Dr. Oliveira e Costa sairá em breve para junto dos seus.
. Não acabará em 2009 o processo Casa Pia.
. Os portugueses continuarão mal colocados na generalidade dos estudos comparativos internacionais, exceptuando, o fosso entre ricos e pobres, onde continuaremos em lugares cimeiros.
. O PS ganhará as legislativas de 2009, eventualmente com maioria absoluta.
Por questões de cansaço, devido à profundidade e dificuldade intelectual deste trabalho de análise e previsão, alinhavarei posteriormente mais algumas notas.

1 comentário:

joshua disse...

Zé, analisaste e anteviste o 2009 Político Nacional com humor e fina ironia e por isso mesmo superaste de longe o cinzentismo pesado e sempre previsível de JPP e do Professor Marcelo, tão monocórdicos e infalíveis, especialmente o JPP, que a si mesmo se remete ao estatuto empalhado de avis rara.

Um abraço
joshua