segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

BORDA D'ÁGUA (II)

Conforme prometido e depois do descanso devido ao enorme esforço de prever aqui ficam as últimas notas sobre o que, na minha modesta opinião, nos espera em 2009.
. Creio que o preço dos combustíveis continuará indexado ao preço do barril de crude o que em português quer dizer, quando o barril sobe 1, o combustível sobe 3 no consumidor e quando o barril desce 3, o combustível desce 1 no consumidor.
. Parece-me também possível que aumente a produção cinematográfica portuguesa sobre o universo educativo com obras do tipo “A terrorista do telemóvel” ou, o mais recente, “Dá-me nota positiva senão levas um tiro”, produtos bem recebidos pela crítica.
. Creio que 2009 será finalmente o ano do Modelo, não sei bem qual, mas certamente haverá um Modelo. Estou a falar de avaliação de professores.
. O Eng. Sócrates, provavelmente acompanhado pelos ministros Pinho e Lino, apoiado na maioria absoluta no parlamento, decretará perto das eleições o fim da crise. Se Mugabe decretou o fim da cólera no Zimbabwe, porque não Sócrates decretar o fim da crise mesmo a tempo das eleições.
. O Alberto João continuará numa de Chavez, arruaceiro e mal-educado e ninguém no Portugal dos pequeninos tem coragem para dizer basta de insultos e chantagem e fechar a torneira.
. O Presidente da República continuará a sua linha de cooperação estratégica, ou seja, eu não estou de acordo mas promulgo.
. O deputado Manuel Alegre vai continuar a sua “reconfiguração da esquerda”, ideia agora muito em voga e que ninguém sabe exactamente o que quer dizer, nem o Poeta.
. O director do Público, José Manuel Fernandes, irá cumprir uma travessia no deserto pois com a saída de cena de Bush ficará órfão político. Restar-lhe-á a prosa ultra-liberal em editoriais intragáveis de pesporrência.
. Também não acredito que em 2009 fiquemos convencidos, como o ingénuo Procurador-Geral, de que a justiça portuguesa tem mesmo uma venda nos olhos, trata toda a gente com equidade.
. Também não acabarão em 2009 as escandalosas listas de espera no SNS.
Agora já não aguento mais, estou extenuado com o esforço de adivinhar o futuro, se querem saber o resto, procurem o Professor, o Marcelo, ou Pacheco Pereira.

Sem comentários: