sexta-feira, 26 de junho de 2009

A MÁQUINA DE RECICLAR PALAVRAS

Como é sabido, tudo o que é muito usado acaba por se ir gastando e, por vezes, deteriorando de tal forma que precisa de se substituir. É o caso das palavras, como toda a gente precisa das palavras para comunicar, muitas delas de tanta utilização alteram-se e, às vezes, ficam num estado que já nem conseguimos perceber o que elas queriam dizer quando foram construídas.
Uma vez, um Homem Inventor, muito inteligente, e que tinha inventado muitas máquinas fantásticas que ajudaram os outros homens em diferentes aspectos, pensou que poderia ser muito útil inventar uma máquina para reciclar palavras. Essa máquina, se ele a conseguisse inventar teria várias vantagens. Uma, a principal, é que tornaria mais fácil que as pessoas se entendessem, as palavras voltavam ter o mesmo sentido e valor para que foram criadas. Outra vantagem, também importante, é que dispensaria que se construíssem novas palavras para substituir o sentido e valor perdido pelas originais. Com isto na cabeça e no desejo começou o trabalho de inventar a máquina de reciclar palavras.
A tarefa já dura há muitos anos e o Homem Inventor, já velho, muito velho, ainda não conseguiu que a máquina reciclasse a primeira palavra. Eu acho que ele escolheu mal, começou por tentar reciclar a palavra “solidariedade”.

Sem comentários: