sábado, 6 de junho de 2009

CABEÇAS SEM DONO

Pode parecer uma coisa estranha mas existem coisas pequenas que, quando reparamos bem nelas acabam por parecer do tamanho do mundo, outras vezes olhamos para o mundo e ele próprio parece pequeno. Aqui no meu Alentejo lembrei-me de Moçambique, já vos tenho trazido histórias de lá, mais uma. Em Inhambane, terra da boa gente, estava uma noite à conversa com o velho Bata, aquele que sabia escrever nem que fosse com uma Parker e era capaz de ler até à última letra, e começámos a falar, não me recordo porquê, daquelas pessoas que passam a vida a querer agradar aos outros, que dizem, pensam e fazem o que alguém mandar, de pessoas que “não existem” por si, que não têm ideias próprias, etc. Depois de umas trocas de exemplos e considerações sobre as nossas experiências de vida nesta matéria, o velho Bata rematou.
Sabe, há pessoas que têm a cabeça guardada numa gaveta e quando têm que sair e pôr um chapéu, vão buscar a cabeça para o segurar, são umas cabeças sem dono.
Esta coisa de uma cabeça sem dono pareceu-me curiosa. De vez em quando ainda me interrogo se consigo mesmo ser o dono da minha cabeça e noto como, de facto, tanta gente tenta ser o dono da cabeça dos outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei! Todos sabemos que existem pessoas assim, mas nunca tinha ouvido essa expressão, que me fez reflectir. E aquelas que, além de "cabeças sem dono", ainda pretendem manipular outras cabeças, também "sem dono" e com alguns antecedentes pré-delinquentes?
Vem esta conversa a propósito de um pequeno episódio, ocorrido ontem, na sala de espera do hospital da terra onde vivo. Passo a citar umas partes mais "relevantes", às quais assisti impávida e, aparentemente, surda e muda.
1ª pessoa- ... olha o meu marido é muito jeitoso...muito mais que eu...mas eu já lhe disse: se me enganas, eu vou ter com ela e fica marcada para toda vida.
Todas as mulheres presentes concordaram (em coro).
2ª pessoa - Pois o meu homem já me fez isso.
1ª pessoa- E tu, não a "esganaste"? Olha, vai ter com ela, assim num sítio que ninguém veja e deixa-a "marcada"...mas, que o teu homem te enganava, já toda a gente sabia, menos tu...como descobriste?
2ª pessoa – Ele andava a tomar muitos banhos...
1ª pessoa - (personagem principal) e mais o restante grupo - Vai-te a ela! Olha que ficas sem o teu homem...Vai-te a ela! Vai-te a ela!(coro)
Eu, "calmamente", a tentar ler um livro que havia levado comigo e que "li" mais depressa que o profº Marcelo, embora, hoje, apenas me recorde do título do mesmo...eis que a 2ª pessoa (mesmo sentada ao meu lado) se virou para mim e me perguntou: "Vizinha, o que está a ler, é bíblico?" ao que eu respondi: Não, não é. – E esta foi a minha única "entrada em cena".
Não terei eu sido, naquele momento, acéfala? Mantive-me silenciosa...fui uma "pessoa sem cabeça"? Mas aquela conversa fez-me reflectir acerca de alguns valores, no mínimo preocupantes, da nossa sociedade. Como educarão estas pessoas os seus filhos? Quando ouvem notícias acerca de violência doméstica, o que dirão? Que comportamentos poderão, eventualmente, vir a ter estas mulheres, que afirmam que a um homem tudo fica bem?..."eles não têm culpa, são homens...as culpadas são elas, porque os desafiam..."
Não me considero moralista, mas esta conversa chocou-me, porque me deixou preocupada enquanto cidadã.

mariana emídio