sábado, 13 de junho de 2009

A ESCOLA NOVA DA ESCOLA DA PONTE

Ao longo dos mais de trinta anos da sua existência a Escola da Ponte foi-se habituando a iniciativas mais ou menos óbvias, designadamente por parte do ME, no sentido de lhe dar fim. O Projecto liderado durante muito tempo por José Pacheco segurou-se por uma razão óbvia, a qualidade do trabalho desenvolvido, reconhecido nacional e internacionalmente.
O último episódio ameaçador do Projecto Escola da Ponte é um edifício novo. A Escola tem instalações degradadas e o ME e a autarquia de Santo Tirso acharam por bem que partilhasse um novo edifício com outra escola. À primeira vista até nem parece estranho, mas quem conhecer a forma de trabalho da Escola da Ponte percebe com clareza que a co-habitação com outra escola no mesmo edifício não é facilmente compatível e porá em risco a essência do seu trabalho, o que está a preocupar os encarregados de educação dos alunos da Escola da Ponte.
Talvez não fosse descabido recuperar a ideia de autonomia da escola que o ME sempre refere para, de facto e não apenas na retórica, se entender que Projectos como o da Escola da Ponte são vitais, embora não absolutos, nada é, para o desenvolvimento da qualidade no nosso sistema educativo.

Sem comentários: