sexta-feira, 24 de maio de 2019

ESTAR PRÓXIMO DOS ALUNOS QUANDO ELES ESTÃO LONGE


O trabalho desenvolvido na Escola Fonseca Benevides, na qual fui muito bem recebido há uns dias, por um grupo de professores explorando às potencialidades do “ensino à distância” e interessante e merece divulgação. Pretendem e vão conseguindo não perder alunos em risco severo de abandono e insucesso mantendo contacto e promovendo aprendizagem.
Também em educação, nem sempre estar distante significa estar longe, nem estar perto significa estar próximo. Os bons professores sabem isto e mostram-no com regularidade. Muitos alunos sentem-se distantes quando estão dentro das salas de aula e outros alunos estando longe da sala de aula podem sentir alguém próximo. A proximidade faz a diferença em muitas circunstâncias, também na escola é a forma de chegar a todos os alunos. Como sabem, existem alunos que a escola não alcança e alunos que não alcançam a escola.
Ainda relativamente a estas formas de estar próximo dos alunos quando eles estão longe, relembro o trabalho da Professora Adelina Moura com quem tive a sorte de partilhar a presença num TEDxLisboaED em 2014.


Sem comentários: