quarta-feira, 1 de maio de 2019

À CONVERSA NO "SOCIEDADE CIVIL"


A alinhavar algumas ideias para uma conversa que desejo interessante e útil no programa Sociedade Civil da RTP2 de amanhã.
O tema é sempre actual, a educação familiar, os desafios da parentalidade na sociedade actual.
Como muitas vezes afirmo tenho a convicção de que os pais são, de uma forma geral, intuitivamente competentes. Não simpatizo com discursos generalizadores e definitivos afirmando que “agora as crianças só se portam mal”, “os pais não educam como deve ser”, etc. Sim, é verdade que com muitas crianças e famílias se sentem dificuldades, quer em contexto familiar, quer em contexto escolar, mas não são “todas” as crianças nem em todas as famílias.
Mais "asneira", menos "asneira", mais uma "festinha", menos um "ralhete" ou mais um “incentivo” creio que o caminho se vai cumprindo sem grandes problemas mas, evidentemente, com os sobressaltos que advêm da complexidade dos tempos, dos valores, dos estilos de vida, entre outras variáveis.
Um discurso social excessivo em torno da "psicologização", da diabolização da educação familiar ou induzindo a ideia de que só indo a uma "escola de pais" e lendo vários "manuais de instruções" poderemos ser bons pais, pode ser mais fonte de inquietação que de ajuda.
Parece-me sobretudo importante que os pais falem entre si sobre as suas experiências, sem receio de que os julguem maus pais. Importa inda que na relação com os técnicos ligados à educação as conversas não incidam quase que exclusivamente sobre "se está bem ou mal na escola", mas que se abordem as questões educativas também no contexto familiar de forma aberta e serena. Os "manuais de instruções" não são a solução, são, alguns, apenas mais uma ajuda.
Pais atentos, pais confiantes, são pais que educam sem especiais problemas. Paradoxalmente, alguns "manuais" e alguns discursos "científicos" podem aumentar a insegurança e a ansiedade de alguns pais.
Vamos ver como corre.

PS - Fica o link do Programa https://www.rtp.pt/play/p5300/e404505/sociedade-civil

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