segunda-feira, 27 de maio de 2019

DAS EUROPEIAS


Dos resultados das eleições europeias e sem pretensão de análise, por falta de engenho e arte seria impossível concorrer com as centenas de opinadores, politólogos, senadores, comentadores, especialistas em assuntos europeus, etc., duas notas telegráficas.
Em primeiro lugar a preocupante taxa de abstenção que apesar da subida de votantes se mantém demasiado alta.
Da campanha e como tem sido habitual em campanhas anteriores não resultou o esclarecimento sobre que modelos de desenvolvimento sustentam os diferentes partidos e famílias políticas europeias, como equilibrar as necessárias políticas sociais com o funcionamento liberal das economias e como estes equilíbrios se reflectirão na vida das pessoas, qual o compromisso entre a autonomia dos diferentes países e o centralismo normalizador e burocrata de Bruxelas, etc.
Como escrevi há dias, a campanha mostrou um espectáculo degradante e cacofónico. Os discursos, insisto nas excepções, foram de uma mediocridade notável e centrados excessivamente em “não assuntos”, ataques pessoais e insultos, afirmações manhosas que compõem uma democracia com défice de solidez ética, competência e visão.
Este cenário terá dado um forte contributo para uma inquietante abstenção que leva a que uma minoria, parte mobilizada também por valores e convicções mas outra parte influenciada por manipulação e desinformação possa decidir sobre os destinos de uma maioria desinteressada e cansada. Sai derrotada a cidadania.
Uma segunda nota para registar o tombo eleitoral dos partidos de centro-direita, PSD e CDS-PP e também da descida. Do meu ponto de vista, estes resultados sugerem que apesar da narrativa de que “There Is No Alternative”, as pessoas que foram votar continuam a achar que sim, afinal havia outra alternativa e com outros actores.
A ver vamos o impacto destes resultados no clima político dos próximos meses e nas legislativas que estão já aí à porta.

Sem comentários: