sexta-feira, 17 de novembro de 2017

APOIOS TERAPÊUTICOS GRATUITOS

Lê-se no DN que as crianças que frequentam o 1º ciclo no Concelho de Gaia e têm necessidades educativas especiais vão ter acesso gratuito a diferentes abordagens terapêuticas.
O trabalho é realizado no âmbito do Programa “Gaia@Aprende+” e assentará numa parceria com instituições existentes no Concelho.
Independentemente das opções sobre as abordagens terapêuticas e o seu ajustamento às tipologias de necessidades individuais julgo de registar esta preocupação de estender de forma gratuita apoios terapêuticos a crianças com necessidades especiais.
Não conheço os pormenores de operacionalização desta inciativa mas espero que a participação destes alunos nas actividades terapêuticas referidas acautele um processo de inclusão e participação não guetizada. Confesso que me custa assistir, por exemplo, às idas à piscina de um grupo de adolescentes "especiais" numa altura em que mais ninguém está na piscina ou que fiquem acantonados num espaço "especial" e isto seja feito em nome da inclusão.
Como sempre afirmo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se afere pela forma como lidam com as minorias e as suas problemáticas que com frequência são comuns.

Sem comentários: