quinta-feira, 23 de novembro de 2017

INQUIETAÇÕES, INQUIETAÇÕES

Ao que se lê na imprensa de uma reunião entre a FENPROF e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) resultou o expressar conjunto de preocupações com as alterações previstas à lei sobre a educação especial.
Compreendo e acompanho algumas preocupações com as alterações que parecem estar em processo de decisão a propósito do Regime Legal da Inclusão Escolar.
No entanto e por estranho que pareça, também devo dizer que me preocupa a falta de alterações no que acontece neste universo.
Ainda ontem conheci na primeira pessoa, uma mãe, uma história muito feia elucidativa do que por vezes acontece … em nome da inclusão.
E a minha maior preocupação é que das alterações previstas não resulte um dispositivo de regulação que minimize os problemas levantados por uma das dimensões, porventura a única, em que o sistema é verdadeiramente inclusivo, acomoda práticas e intervenções das mais variadas, desde a excelência à mediocridade atropeladora dos direitos dos miúdos. Tudo isto sem um sobressalto.
Daí este meu cansaço e inquietações

Sem comentários: