quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DO ABANDONO ESCOLAR PRECOCE

Foi hoje divulgado o “Relatório Society at a Glance 2016” produzido pela OCDE que retrata de forma exaustiva a situação dos diversos países em termos sociais.
Uma nota para referir o ainda excessivamente alto número de jovens entre os 15 e os 24 anos que já abandonaram a escola mas que não estão no mercado de trabalho, 15%.
O abandono escolar precoce é ainda altamente preocupante, atinge mais do que um em cada três jovens. Mais grave, entre os países da OCDE, só o México e a Turquia como se vê no quadro em baixo.
Os custos económicos, sociais e pessoais do abandono escolar precoce são brutais, a falta de um projecto de vida é uma ameaça fortíssima à coesão social e promotora de exclusão.
No Relatório acentua-se a importância da existência nas escolas de recursos e disposivos de apoio a estudantes e famílias que previnam e intervenham precocemente nas dificuldades percebidas e nas situações de risco que são, evidentemente, conhecidas.
Por coincidência, assinala-se o Dia Mundial do Professor registando-se em Portugal um aumento significativo do desemprego entre os docentes. Fica um outro quadro sobre o desinvestimento na escola pública retirado também deste relatório da OCDE agora divulgado.
Como sempre. Trata-se de opções políticas.



Sem comentários: