quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO. Postal dos Açores

No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e segundo o ME as escolas do 1º ciclo apresentaram 1083 estratégias diferentes para promoção do sucesso.
Parece assim que a ideia de promover o sucesso é um … sucesso.
Quem conhece as escolas sabe que em qualquer ciclo e em qualquer escola existem excelentes práticas e com bons resultados daí não me surpreender este enorme conjunto de propostas.
Por coincidência estou a escrever este texto nos Açores onde estou por estes dias colaborando modestamente num trabalho de promoção do sucesso educativo e, como disse, temos exemplos de excelentes práticas e bons resultados, como em todas as comunidades educativas.
Tentando um outro olhar e sem hierarquizar junto também algumas ideias que por aqui já tenho deixado.
. Promoção efectiva da autonomia das escolas e dos professores.
. Disponibilização de recursos e apoios suficientes e competentes para o trabalho de alunos e professores.
. Ajustamento na organização, conteúdos e extensão dos currículos o que parece ser intenção do ME, finalmente,
. Criação de dispositivos de acompanhamento e regulação que potenciem e discriminem positivamente o bom trabalho e apoiem a minimização de dificuldades. Não é desejável a coexistência sem qualquer sobressalto ou intervenção de situações díspares em termos de qualidade.
. Entender definitivamente que chumbar alunos, só por si, não os torna melhores.
Com este cenário, as mil e uma estratégias e todas as outras que se possa mobilizar terão um maior potencial de sucesso para professores e alunos, para todos os alunos.

Sem comentários: