sexta-feira, 27 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO RAPAZ QUE ERA MAU

Era uma vez um Rapaz que mudou de escola. Na escola para onde o rapaz foi ouviu-se dizer, não se sabe a quem, que vinha um aluno novo que era Mau. É verdade que não se conheciam as maldades que tinha feito lá por onde tinha andado mas que era Mau, isso era.
Quando o Rapaz chegou toda a gente reparava no Mau, como lhe chamavam, e relacionava-se com algum cuidado. Ele estranhou um pouco mas foi percebendo que era melhor não dizer nada. Os colegas olhavam para ele com reserva e não tinham grandes liberdades nos ditos e nas brincadeiras. Afinal nunca se sabe como pode reagir um Mau a alguma coisa de que não goste.
Os professores até ficaram um bocado surpreendidos, tinham ouvido falar no tal Mau que estava para chegar e aquele rapaz até nem lhes parecia assim tão Mau, antes pelo contrário, andava, como dizem os miúdos, "na sua" sem grandes agitações. No entanto, à cautela, estavam sempre de sobreaviso e desconfiados à espera que o Mau começasse a mostrar que realmente era um Mau. Eles tinham certeza de que era uma questão de tempo, o Rapaz, mais cedo ou mais tarde, iria mesmo revelar que era Mau.
E os dias iam-se desenrolando assim, os colegas a procurarem ter uma boa relação com o Mau e os professores atentos e solícitos para que o Rapaz não mostrasse que era Mau.
Ninguém tinha percebido que o Rapaz viva cheio de medo que descobrissem que afinal não era Mau e a sua vida se complicasse, os colegas podiam destratá-lo e os professores deixariam de estar tão atentos.
É que ele chamava-se só Francisco e lá na escola onde andava tinha o hábito de sempre que os colegas falavam para ele, responder começando as frases por "mau, mau". Para o arreliar tinham-lhe posto a alcunha do Mau.

Sem comentários: