quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A DIFERENÇA

Dia 3 de Dezembro. De acordo com a agenda das consciências passa hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Assim, é hoje o dia em que várias iniciativas e discursos se lembrarão das pessoas com deficiência, plenos de preocupações e boas intenções até porque já estarão imbuídos de um espírito pré-natalício.
É certo que nos últimos anos algumas mudanças se podem notar, mas continuamos a ser uma comunidade pouco amigável para este grupo de cidadãos.
Apesar de alguma legislação existente e que se saúda, são múltiplos os casos de problemas de acessibilidade, mesmo em edifícios públicos que a lei obriga a que sejam a acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Continua a verificar-se discriminação no acesso ao mercado de trabalho apesar da legislação protectora. Continuamos a não ser capazes de assegurar a cobertura eficaz e de qualidade das necessidades educativas de crianças necessidades especiais e do apoio às respectivas famílias apesar da retórica oficial o garantir.
No fundo, sem estranheza e não sendo um problema só nosso, continuamos a não lidar bem com a diferença, seja de que natureza for.
Como costumo dizer, a forma como cada comunidade lida com as minorias é sempre um bom indicador do seu desenvolvimento. Estou a falar de ética, cultura, valores sociais e não, fundamentalmente, de desenvolvimento económico.

Sem comentários: