quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

UM EXERCÍCIO DE TUDOLOGIA

De há uns tempos para cá o povo foi-se habituando à voz de Medina Carreira, o homem que “diz as verdades”, o homem que sabe de tudo. O Dr. Medina Carreira que já foi Ministro das Finanças faz parte do trajecto que trouxe o país para onde o temos actualmente, é bom recordar. Numa opinião pública como a nossa, este discurso de tudólogo, que sabe de tudo, fala de tudo, vende bem. Basta dizer mal com ar assertivo do governo, seja qual for o governo, basta chamar uns nomes fortes, mentirosos e incompetentes por exemplo, a pessoas ou a classes profissionais e o sucesso está garantido.
Já aqui o tenho dito, Portugal precisa de gente qualificada. Tudo o que possa ser feito no sentido de qualificar os portugueses é um bom caminho. O Programa Novas Oportunidades, do meu ponto de vista, tem uma base positiva mas, em muitas situações substitui qualificar por certificar, ou seja, mais do que saber, certifica-se que se sabe. Isto é um embuste e aqui o Dr. Medina Carreira tem alguma razão.
Mas o pessoal dos 14 aos 20 não são os principais destinatários do Programas Novas Oportunidades e não são uma “cambada”, há gente a procurar fazer pela vida e tentar que o futuro deles seja melhor que o nosso presente. Fala das exigências dos empresários sobre a qualidade dos empregados mas também não refere que os empresários portugueses têm o mais baixo nível de qualificação da UE. O discurso da falta de “autoridade”dos professores e dos “burros” que não sabem fazer nada a não ser, claro, “burrices”, arranca sempre palmas.
Viva o grande tudólogo Medina Carreira o homem que sabe de tudo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Admiro-o por ter saúde mental para papar tantas notícias, tanta crise e tantos Tudólogos.

Digo isto com sinceridade, porque às vezes já não tenho estofo para ligar a televisão.

Abraço
A.C.