segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRODUZIDO EM PORTUGAL

Mais uma vez e graças aos efeitos perversos de uma Política Agrícola Comum com contornos de difícil entendimento, a minimização de um problema, neste caso o do leite e a baixa dos preços, dependerá da “generosidade” dos subsídios decididos pela burocracia de Bruxelas.
Como cidadão minimamente atento tenho a ideia de que no caso do leite temos preços pagos aos agricultores mais baixos dos que se praticavam há anos e um aumento significativo dos custos de produção que desequilibram a gestão das explorações designadamente, das de menor dimensão que têm vindo a ser extintas com custos sociais significativos, aumento de desemprego numa população dificilmente recuperável em termos de formação e inserção profissional.
Como em várias outras matérias e não sendo especialista, os especialistas “produziram” os problemas gravíssimos que atravessamos, creio que seria sensato tentar ajustar os padrões de consumo. Atravessamos um tempo de liberalismo mais “neo” e mais “ultra” do que alguns nos querem fazer crer, com uma fortíssima pressão globalizante em todas as áreas, que procura “normalizar” e “calibrar” tudo e, já agora e se possível, todos. Considerando que deixar tudo entregue à regulação do mercado é um erro trágico como estamos assistir, creio que faz sentido direccionar o nosso consumo para aquilo que produzimos, muitas vezes, em condições vantajosas em termos de qualidade e preço. Haverá certamente quem entenda como proteccionismo este tipo de iniciativa. Não a entendo assim, pois o proteccionismo esconde-se em quadros normativos muitas vezes injustos e discriminatórios. Nesta situação, procura-se sensibilizar o cidadão para, num acto de soberania de decisão, escolher consumir preferencialmente aquilo que produzimos. Ao que parece importamos leite tendo uma produção que nos tornaria auto-suficientes além de que a importação aumenta o desequilíbrio da balança económica. Sempre que posso, recuso comer laranjas com ar engraxado e de estufa enquanto os produtores algarvios deitam foram laranja de excelente qualidade e sabor mas “descalibrada”, seja lá isso o que for e leite, só mesmo de uma vaca portuguesa, com certeza.

Sem comentários: