domingo, 4 de outubro de 2009

A AUTO-ESTIMA DOS PORTUGUESES

É com alguma frequência que nós portugueses, somos classificados como tendo uma baixa auto-estima. Considerando os discursos políticos e passando por referências de natureza psicossociológica, a auto-estima dos portugueses parece pelas ruas da amargura. Este sábado, mais uma vez, com base num estudo realizado em 33 países, o Público afirma que “portugueses têm mesmo uma auto-estima baixa” pois estão em 30º lugar no orgulho que sentem pelo país. Por curiosidade, os australianos são os que mais orgulho sentem e atrás de nós no orgulho pátrio, apenas Brasil, África do Sul e Japão.
Lamento, mas tenho algumas reservas sobre os recorrentes discursos e sobre as conclusões retiradas deste tipo de trabalho.
O povo português é justamente considerado um génio no “desenrasca”, “dá-se sempre um jeito, não há-de ser nada”, é assim uma espécie de Macgyver, ou, mais actual, de Liedson, resolve tudo. Gente desta tem uma enorme confiança nas suas capacidades. O governo português consegue afirmar que a crise não nos vai afectar, estamos preparados para a crise e que a crise já acabou, qualquer das afirmações feitas a destempo, mas, obviamente, só ao alcance de pessoas hiper-confiantes nas suas possibilidades. Viram como na última campanha para as legislativas um dos partidos que se propunha governar Portugal mostrou como se põe os espanhóis na ordem.
Ainda ontem vi gente a congratular-se pelo facto de a realização dos Jogos Olímpicos ter sido atribuída ao Brasil porque lá se fala português, e com acordo. É um povo que vira histérico atrás do Scolari, da ida do puto Ronaldo, o melhor do mundo, para o Real Madrid e do Professor Doutor José Mourinho, o special one, para Itália. Este povo até se dá ao luxo de ignorar o desempenho em áreas como ciência e cultura de outros milhares de portugueses que estão fora do país. Um povo que dá cabo dos recursos e da paisagem do país sempre confiante de que, assim, é que se promove desenvolvimento. Um povo desta têmpera não é um povo com baixa auto-estima.
Não, definitivamente não, os portugueses, de uma forma geral, gostam de si, têm uma excelente impressão de si próprios. Não gostam é de Portugal, o país é que não está à altura dos portugueses. Daí a falta de orgulho na lusa pátria.

Sem comentários: