Depois de décadas política educativa assente no equívoco de um sistema de ensino unificado, decorrente da convicção de que todos os alunos fariam exactamente o mesmo percurso escolar e acabariam no ensino superior universitário, verificou-se o óbvio, índices devastadores de abandono e insucesso. Nessa altura inicia-se então uma oferta profissionalizante que, por mau marketing político e em resultado do quadro de insucesso e abandono é entendida pela comunidade como uma via de segunda, ou seja, encaminha-se para as vias profissionalizantes “quem não tem jeito ou falha na escola”. Com este entendimento, durante algum tempo, a escolha era pouco significativa e a oferta pouco consistente e avulsa.
Finalmente, parece que se entra no caminho mais ajustado, diversificação de percursos educativos através do alargamento da oferta educativa, designadamente a partir do 3º ciclo, e que se deseja assente em dois princípios importantes. Em primeiro lugar que surja na generalidade dos estabelecimentos de ensino e seja tratada e entendida em pé de igualdade com a formação mais escolar e, em segundo lugar, que se desenham modelos de organização dessa formação com padrões de qualidade e com a possibilidade de reentrada em processos de formação mais académica.
De qualquer forma, é de registar este aumento da oferta de formação condutora à aquisição de competências profissionais. É urgente e imprescindível a qualificação da nossa comunidade.
Finalmente, parece que se entra no caminho mais ajustado, diversificação de percursos educativos através do alargamento da oferta educativa, designadamente a partir do 3º ciclo, e que se deseja assente em dois princípios importantes. Em primeiro lugar que surja na generalidade dos estabelecimentos de ensino e seja tratada e entendida em pé de igualdade com a formação mais escolar e, em segundo lugar, que se desenham modelos de organização dessa formação com padrões de qualidade e com a possibilidade de reentrada em processos de formação mais académica.
De qualquer forma, é de registar este aumento da oferta de formação condutora à aquisição de competências profissionais. É urgente e imprescindível a qualificação da nossa comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário