terça-feira, 26 de maio de 2009

ERRAR E APRENDER

Ao intervalo grande da manhã o João saía da cantina da escola e encontrou o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, que ia tomar o chá do costume. O João é um puto esperto sempre a magicar coisas e ideias. O Velho, que o conhece bem, pergunta, provocando, “Olá João, qual é o teu problema de hoje?”
Olha Velho, ainda bem que perguntas, a minha avó diz muitas vezes que a errar é que se aprende. O que é que tu achas Velho?”
Bem, quando se está a aprender é natural que a gente se engane e depois, só ou com ajuda, corrige, aprende e passa a fazer bem.
Velho, existem pessoas que sejam capazes de aprender tudo sem nunca se enganarem?
Não me parece possível, ninguém é capaz de aprender tudo sem nunca se enganar.
Então porque é que os professores quando a gente se engana e faz mal, começam logo a dizer que a gente não aprende, não vai ser capaz de aprender e outras coisas assim. Tu e a minha avó, que são velhos, deviam explicar aos outros que a gente engana-se às vezes mas vamos aprender, de certeza. Os adultos passam a vida a inventar coisas e depois baralham-se, não se entendem e a gente é que fica tramada, vocês deviam ser mais organizados, o problema é que pensam que nunca se enganam e, se calhar, é por isso que não aprendem.
Pois ... vou buscar o meu chá, até logo João.

1 comentário:

Ana disse...

Olha João,

O professor Velho vai voltar, foi só buscar um chá. Sabes João, às vezes as crianças colocam perguntas muito difíceis e até os sábios, como o Velho, precisam de pensar. Mas não te apoquentes ele vai voltar.Vai mostrar-te um livro, daqueles que tem lá na biblioteca e vai contar-te uma história. Quando fores mais velho, não tão velho quanto o professor Velho, vais entender! E aí, vais recordar porque era bom seres ainda tão novo e fezeres estas perguntas! Vais entender a idade da inocência!
Ana