sexta-feira, 1 de maio de 2009

E OS BRANDOS COSTUMES?

A cultura política instalada ao nível das elites, na sua maioria de baixa qualidade, transformou o debate político numa cena indecorosa onde a ideia é o insulto, a atitude é a arrogância, a razão é a força, o projecto é a demagogia, o diálogo é o recado e a atenção é a intolerância. Quando esta cultura sai dos palcos políticos formais e passa para a rua, a situação pode ficar complicada, entra o insulto mais baixo (que aliás, já chegou à Assembleia da República) e a violência. Nada de imprevisível, creio, apesar dos nossos brandos costumes.
Nesta perspectiva, a presença de Vital Moreira, homem saído do PCP, na manifestação da CGTP de que o PCP é o “dono”, sabendo-se que existe, claro, uma manifestação de que o PS é o dono, a da UGT, ou é ingenuidade, ou uma arriscada operação eleitoralista ou provocação. Estou pela segunda. Vital Moreira tenta demarcar-se do PS, não estando com a UGT, e tenta aproximar-se do povo mais à esquerda onde precisa de pescar votos.
O problema é que o tal caldo de cultura política instalado e da responsabilidade das lideranças partidárias, facilita, senão promove, comportamentos delinquentes, portanto, inaceitáveis, como os que terão sido dirigidos a Vital Moreira.
Ao fim e ao cabo, como diz o povo, o exemplo vem de cima.

2 comentários:

Jorge C disse...

Este espectáculo do Vital Moreira já estava previsto na campanha do PS para o Parlamento Europeu.
Faz parte do folclore socialoista este numero que já se trata de um clássico.
Portanto não devemos dar crédito a estes socialoistas.
jojoratazana

Pedro Pavia Saraiva disse...

Vital Moreira é apolítico. Acredito que tenha ido á Manifestação não para ganhar votos (não são os comunistas que estão em manifestações da CGTP que vão votar PS e muito menos Vital, que ainda odeiam mais que o partido rosa), mas para festejar um dia que hoje é possivel graças a uma luta que foi tambem dele.

E é uma pena que esta esquerda mais radical ainda não tenha percebido que a sua luta não deveria ser com o Partido Socialista. Enfim, é a polílitica que temos!

Cumprimentos