quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

POSTAL DOS AÇORES


Um postal enviado das Ilhas Encantadas, S. Miguel no caso, no intervalo de um dia muito comprido e, espero, cumprido.
Mais uma vez estou, estamos, face a um desafio enorme mas estimulante para quem tem a educação como paixão e também como forma de vida, tentar dar um contributo no âmbito de um Projecto, sempre um Projecto, que minimize o insucesso educativo e o abandono na população escolar nos concelhos de Povoação e Nordeste. Já tinha participado no trabalho desenvolvido em Lagoa que teve resultados interessantes e que agora envolve estes dois concelhos.
Com o entendimento de que, como ouvi pela primeira vez em Moçambique há muitos anos, para fazer uma casa bastam quatro homens, para educar uma criança é preciso uma aldeia, o trabalho a realizar está para além das escolas, envolve as famílias e as diferentes estruturas, públicas ou privadas, que lidam com as problemáticas das crianças e jovens e das famílias.
Será uma tarefa difícil certamente mas acredito que seremos capazes de realizar algo de positivo.
O empenho e a mobilização que encontramos no trabalho com todos os professores das escolas dos concelhos, a disponibilidade e abertura de várias entidades de sectores diversos das comunidades e, sobretudo, o muito trabalho com qualidade que já é realizado, são um conjunto de factores muito animadores apesar da consciência das dificuldades.
É bom estar por cá, é bom ter voltado, vai ser bom voltar com regularidade e espero que também sejam bons, melhores, os resultados que os miúdos, as famílias e os professores e técnicos competentes e empenhados que aqui encontrei merecem.
Uma nota final. O peixe nos Açores continua excelente.

Sem comentários: