segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A LONGA MARCHA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Um dia destes deparei-me nas redes sociais com uma solicitação desta natureza.
“Olá, alguém tem adaptações curriculares não significativas da Disciplina A e Disciplina B do x° ano?
Obrigado
Em seguida estavam uma série de comentários com indicações de mail a solicitar também a partilha do que algum ou alguma colega tivesse para oferecer.
Tal pedido deixou-me a pensar no resultado da inovação, do novo paradigma, da flexibilização, da autonomia, da inclusão que definitivamente chegou, enfim, dos amanhãs que já cantam hoje e que revolucionam as nossas escolas.
Mais uma vez reafirmo que, genericamente, os princípios e o caminho indiciado me parecem adequados.
A forma como tudo foi posto em andamento, os discursos produzidos e a realidade dos territórios educativos em matéria de recursos de diferente natureza e competência é que colocaram e continuam a colocar mais dúvidas do que gostaria de sentir. O que vou conhecendo e lendo acentuam esta inquietação.
Não gostei dos pensamentos que me ocorreram. É evidente que é um problema meu ao qual tenho que responder mas ainda estou tentar perceber ... se tem resposta.

Sem comentários: