O mundo da educação, dada a sua complexidade diversidade, é um mundo cheio de dúvidas.
Nesta perspectiva é sempre com alguma perplexidade que com maior frequência vejo tanta gente a opinar sobre educação produzindo afirmações que assumem como certezas absolutas.
Na verdade, apesar de ter algumas convicções, princípios e, desculpem o atrevimento, algum conhecimento continuo com imensas dúvidas.
Umas dessas dúvidas pode ser assim formulada.
É muito frequente que quando as crianças estão a aprender a falar e se enganam ou dizem as palavras de forma menos correcta a generalidade dos adultos se ri, acha normal, insiste ... e a criança aprende a falar de forma cada vez mais correcta.
No entanto, quando está a aprender a escrever e se engana, os adultos não se riem, não acham graça, falam de erros e, algumas vezes, as crianças mais dificilmente aprendem a escrever.
Ajudam-me a perceber por que razão um "erro" ao aprender a falar é visto de forma diferente do "erro" quando está a aprender a escrever?
Obrigado.
2 comentários:
Nem mais. Como se não se crescesse com os erros; ou melhor: como se fosse possível crescer sem eles. Abraço. Paulo Prudêncio.
Sem dúvida, Paulo.
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