segunda-feira, 9 de maio de 2016

O CAMPEONATO DAS CRECHES

Ao que parece desencadeou-se uma nova e importante polémica, o campeonato das vagas em creches.
PSD e PS discutem quem ganha o campeonato das creches, ou seja, quem criou mais lugares em creches.
No futebol, os vencedores dos campeonatos não me são indiferentes, torço pelo meu Benfica.
No campeonato das creches, é-me indiferente, embora o "fact check" do Público dê vantagem ao PS.
Lembram-me a famosa reclamação dos Alentejanos face à barragem do Alqueva, "Construam-me porra"
Pois é, deixem-se de merdas e promovam as creches e o alargamento da resposta. São sempre mais rentáveis que despejar milhões sobre os desvarios delinquentes das administrações da banca privada. Sim, eu sei, isto é de outro campeonato.
Estas creches devem estar geograficamente acessíveis e compatíveis com os rendimentos das famílias que, como se sabe, foram revistos em baixa no âmbito de um outro campeonato,o da austeridade.
Apesar do número de equipamentos e vagas se ter alargado a oferta ainda não é suficiente e, sobretudo, não é acessível a muitas bolsas.
Aliás, Portugal é um dos países europeus em que os serviços para a infância são mais caros.
Esta situação é um dos grandes obstáculos a projectos familiares que envolvam filhos e é também por isso e pela importância da educação de infância para as crianças que esta matéria deve integrar obrigatoriamente políticas de famílias mais eficazes.

Sem comentários: