sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A "MANUALIZAÇÃO" DO ENSINO

O aumento de 4,5% do custo dos manuais escolares decidido pela Comissão do Livro Escolar da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, sobretudo nos tempos que correm, não pode deixar de ser uma má notícia para muitos agregados familiares. Sabe-se que se verificou um aumento dos apoios em matéria de acção social escolar mas, como é óbvio, esse aumento dos apoios não absorve, nem de perto nem de longe, o aumento do preço dos manuais bem acima da inflação.
Também sabemos que o investimento individual, familiar e institucional na educação é um investimento no futuro e, naturalmente, os investimentos têm custos que devem ser repartidos, tanto quanto possível de forma justa e na defesa intransigente da qualidade da escola pública mas como muita gente dá diariamente por isso o nosso modelo social e económico não é justo.
A questão dos manuais escolares é complexa, de imediato porque é um nicho de mercado no valor de muitos milhões. Depois da abolição do execrável livro único de natureza totalitária e da proliferação de manuais aos milhares parece ter-se entrado numa fase de alguma estabilidade e, sobretudo, da necessária qualidade.
No entanto, do meu ponto de vista, importa questionar não só o papel dos manuais mas, fundamentalmente, da quantidade enorme de outros materiais que os acompanham e que contribuem de forma muito significativa para o aumento da factura dos custos familiares com a educação. De facto, para além de imenso material de outra natureza, temos em cada área programática ou disciplina uma enorme gama de cadernos de fichas, cadernos de exercícios, cadernos de actividades, materiais de exploração, etc. etc. que submergem os alunos e oneram as bolsas familiares. Em muitas salas de aula verifica-se a tentação de substituir a “ensinagem”, o acto de ensinar, pela “manualização” ou “cadernização” do trabalho dos alunos, ou seja, a acção do professor é, sobretudo, orientar o preenchimento dos diferentes dispositivos que os alunos carregam nas mochilas.
Esta questão, que não me parece suficientemente reflectida nas suas implicações acaba por baixar a qualidade das aprendizagens, apesar de se promover algum controlo da qualidade dos manuais, o mesmo não se verifica com os chamados materiais de apoio e isso também tem um custo pesado.

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