Ainda uma nota sobre os rankings escolares.
Como escrevi há uns dias apesar
de continuar com dificuldade em defender a sua bondade não tenho uma atitude
fundamentalista face à sua construção, sobretudo considerando a evolução que se
tem verificado nos últimos anos, quer na disponibilização de informação por
parte do ME para além dos “meros” resultados da avaliação externa, quer na
forma como essa informação é tratada e divulgada por diferentes entidades.
Tenho também a dúvida expressa
por Gil Nata e Tiago Neve do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da
U. do Porto (Público) que num texto no Público de sábado passado. “Assim,
passados 20 anos, a pergunta impõe-se onde estão as evidências de que a
publicação dos rankings tenha contribuído para a melhoria do sistema
educativo?”
Na defesa dos rankings recorre-se
regularmente à importância da transparência pelo que importa o conhecimento que
permitem.
A questão da transparência referida
no contexto dos rankings escolares parece-me um equívoco.
Não tenho a mínima dúvida em
defender que a informação relativa aos resultados escolares e sobre os processos
educativos nas diferentes escolas e agrupamentos incluindo as características
sociodemográficas deve ser divulgada dentro do quadro legal da protecção de
dados, como é óbvio. Estes dados são certamente úteis para estudo e análises de
natureza diferenciada.
Os rankings, nas suas diferentes tipologias,
são “apenas” mais uma forma de trabalhar a informação disponibilizada criando
ordenações e hierarquias que, do meu ponto de vista, terão uma utilidade
limitada e servem para alimentar mais equívocos e assimetrias.
Dito de uma forma mais simples,
disponibilizar informação robusta sobre a educação e o trabalho e resultados é
transparência e importa que aconteça, usar essa informação para criar listas
ordenadas, independentemente da sua pertinência ou qualidade relativa não tem rigorosamente
a ver com transparência, é outra questão que, naturalmente, merece discussão
mas não com a argumentação da transparência.
Até à próxima época, lá para
final de Janeiro de 2020.
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