sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

NÃO SENHORES BISPOS, UM CASO DE ABUSO JÁ SERIA DEMAIS


Tinham-me passado despercebidas as declarações do secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa reafirmando a preocupação da Igreja portuguesa com os abusos sexuais mas admitindo “uma dezena” de abusos o que … “São pouquíssimos”. E reforça, “os casos presumíveis ou já decididos pela justiça, já com sentença penal, são mesmo reduzidos" e que “"os casos tratados nos tribunais eclesiásticos onde chegam as denúncias são pouquíssimos e, desses, mais de metade a investigação prévia parou por falta de fundamento".
Ainda me consigo surpreender.
Não espero a santidade de ninguém como também não espero a perfeição. Também defendo uma educação com e para valores e não uma educação para a santidade.
Mas Senhores Bispos, sois a cúpula da Igreja, um caso de abuso sexual seria demais. Nem vos pergunto como estabelecem a fronteira entre pouquíssimos e muitos. Tenho medo da resposta.
Como se sabe, os Senhores Bispos também sabem, importa não esquecer um aspecto fundamental, a maioria dos abusos sexuais sobre crianças ocorre nos contextos familiares e envolve família e amigos e figuras percebidas pelas crianças e jovens como protectoras e “amigas”, por exemplo os membros da Igreja.
Este cenário ajuda a explicar a grande dificuldade e culpa que crianças e jovens vítimas de abuso sentem em denunciar o facto de que pessoas que cuidam delas lhes façam mal e a falta de credibilidade eventual das suas queixas bem como das consequências para si próprias, uma vez que se sentem quase sempre abandonadas e sem interlocutores em que possam confiar. Esta questão ajuda a explicar tantas dificuldades na investigação, nas queixas e nas provas.
Neste quadro continua a ser absolutamente necessário que as pessoas que lidam com crianças, designadamente na área da saúde e da educação, sejam capazes de “ler” os miúdos e os sinais que emitem de que algo se passa com eles.
Esta atitude de permanente, informada e intencional atenção aos comportamentos e discursos dos miúdos é, do meu ponto de vista, uma peça chave para minimizar a tragédia dos abusos.
O que não é aceitável é minimizá-la porque os casos são reduzidos. Insisto, um já seria demais

Sem comentários: