sábado, 2 de fevereiro de 2019

AINDA A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS TENDO A INCLUSÃO COMO "INDICADOR-CHAVE"

A inclusão também é um indicador da qualidade das escolas


A ver vamos como funciona.
Como já disse parece-me interessante a ideia de integrar a questão da inclusão como “indicador-chave" no processo de avaliação das escolas.
Foi anunciado que para além dos resultados dos exames e da utilização de outros critérios como os designados “percursos directos de sucesso” e para alargar o processo, serão desenvolvidas “métricas qualitativas” que se associem a outra informação de natureza mais quantitativa e recorrendo à “observação das práticas seguidas pelas escolas e não numa análise apenas documental”.
Sim, parece-me positivo em termos de enunciado mas … será bom não esquecer que a inclusão em educação não surge por decreto nem por exercícios de “whishful thinking” a partir dos novos paradigmas, da inovação, que criam inclusão a todo o vapor. O acompanhamento do que se vai passando nas comunidades educativas mostra a enorme latitude de entendimentos, procedimentos e intervenção ... sempre, mas sempre, em nome da inclusão. 
A avaliação, quero mesmo acreditar, também não poderá arriscar-se a servir para legitimar o que acreditamos ser a realidade mas, de facto, assumir a sua função fundamental, regular e promover a qualidade dos processos educativos para todos.

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