terça-feira, 12 de junho de 2018

ELA HÁ COISAS


Ele há coisas mesmo curiosas.
Ontem comentei o título de uma peça do Público sobre o Relatório divulgado também ontem pela OCDE, “Effective Teacher Policies”. Dizia assim, “OCDE defende avaliação de professores para detectar e melhorar falhas” que justifica uma leitura atenta e aprofundada que ainda não realizei, dei uma rápida vista de olhos.
Como referi, curiosamente o relatório assenta, entre outros dados, nos resultados do PISA que mostraram uma melhoria significativa dos resultados dos alunos portugueses que também se verificou no TIMSS de 2015. 
Como não acredito que os alunos tenham estado em autogestão parece claro que a esmagadora maioria dos professores é competente mesmo quando enfrentam políticas educativas pouco amigáveis o que, evidentemente, desagrada a alguns opinadores.
Hoje, também com base no Relatório da OCDE é o Correio da Manhã que coloca em 1ª página “Professores perdem 10% do salário e alunos têm melhores resultados”. Muito interessante esta habilidosa associação considerando os tempos que correm e os problemas profissionais que os docentes sentem.
E assim se produz opinião.

Sem comentários: