quinta-feira, 7 de junho de 2018

A EDUCAÇÃO EM ALERTA VERMELHO


Num exercício simplista poderia dizer que a prazo desinvestir na educação sai mais caro que salvar um banco dos desmandos delinquentes de administrações e de mercados desregulados.
O clima de instabilidade que está instalado no universo da educação decorrente das questões profissionais que afectam os professores, mas não só, justificaria um alerta vermelho.
Nesta matéria estamos todos envolvidos, alunos, famílias, lideranças políticas, comunicação social, etc., pelo que, como sempre digo, muitos dos problemas dos professores são também problemas nossos na medida em que se repercutem de diferentes formas na qualidade do trabalho de alunos e professores.
Neste quadro, parece-me sempre importante sublinhar algo que de tão óbvio por vezes se esquece, a importância essencial e a responsabilidade que o trabalho dos professores assume na construção do futuro. Tudo passa pela escola e pela educação.
Alguns dos discursos que de forma ligeira e muitas vezes ignorante ocupam tempo de antena na imprensa, parecem esquecer a importância deste trabalho e das circunstâncias em que se desenvolve bem como das condições profissionais do desempenho dos professores.
Como há dias escrevi, um dos grandes problemas que aflige a educação em Portugal é que a educação é um terreno altamente permeável e apetecível para as lutas de poder e controlo da partidocracia vigente, muito divido entre quintais, corporações e umbiguismos que lhe retira serenidade e alimenta uma gestão de interesses e das políticas educativas com agendas de múltipla natureza.
A valorização social e profissional dos professores, em diferentes dimensões é uma ferramenta imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade.
Os sistemas educativos com melhores resultados são, justamente, os sistemas em que os professores são mais valorizados, apoiados e reconhecidos.

Sem comentários: