Um amigo meu que tem gaiatos
pequenos costuma dizer que os leva à revisão quando vai às consultas de rotina
do pediatra.
Acho curiosa esta aproximação da
"manutenção" dos miúdos à manutenção dos carros. Na verdade, muitos
pais fazem com os miúdos o que fazem com os carros, nos primeiros anos tratam
de uma manutenção mais cuidadosa e regular, à medida que o tempo passa vão
ficando mais negligentes limitando-se ao combustível e ao mínimo que mantenha o
carro a funcionar.
Por outro lado, os carros ainda
trazem um manual de instruções com uma definição bem clara dos modos e tempos
da manutenção mesmo que depois não sejam observados, mas os miúdos continuam a
ser "adquiridos" sem virem acompanhados de manual de instruções o
que, além de ser ilegal, complica o entendimento da sua manutenção.
Acresce a isto, o facto de os
carros mais modernos serem "cada vez mais electrónica e cada vez menos
mecânica", ou seja, estraga-se algo não se arranja, substitui-se o
"chip". Os miúdos continuam com mecanismos muito complexos, com mais
mecânica e menos electrónica, exigem mecânicos à antiga, daqueles que percebem
os carros e o seu funcionamento, que afinam de ouvido, sabem escutar e
interpretar, percebem e compõem.
É assim que funcionam os bons
pais e os bons professores, como os velhos mecânicos, não têm manual de
instruções para cada "modelo", mas sabem o que são os miúdos e como funcionam, sabem escutar,
perceber os sinais dos problemas de funcionamento e com as ferramentas
adequadas sabem afinar o "trabalhar", seja ao "ralenti",
seja em rotações mais elevadas.
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