É sempre importante que as boas
práticas e experiências que diariamente se desenvolvem em muitas das nossas
escolas sejam divulgadas. Não para serem replicadas mas para serem pensadas,
conhecidas, Rreconhecidas, reconstruídas e, se for caso disso, desenvolvidas com as devidas
adequações noutras realidades e com outros protagonistas.
Serve esta introdução para referir
a experiência hoje divulgada no JN.
A Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira de Valadares desenvolve há alguns e com bons resultados o Projecto Saber
em que alunos do Secundário trabalham em regime de voluntariado com colegas
seus do básico ajudando no estudo de diferentes disciplinas, na realização dos
trabalhos de casa e na importante construção de um sentimento de envolvimento,
pertença e participação na escola. Os alunos tutorandos pertencem sobretudo a
contextos familiares menos favoráveis.
Os resultados têm sido positivos
e os alunos, tutores e tutorandos ouvidos, realçam o impacto positivo na sua vida
escolar, uns por umas razões, os outros por razões diferentes.
Esta experiência vem, mais uma
vez, comprovar que os alunos, do mesmo ano, da mesma sala, ou de anos e idades diferente,
podem ser bons recursos para a ensinagem e não “apenas” actores da
aprendizagem.
As relações estabelecidas são de
natureza diferente e os níveis de motivação podem subir face à relação com
pares e não apenas com professores.
É também de sublinhar o impacto
que este tipo de trabalho pode ter na cultura da escola, cooperação e apoio, no
desenvolvimento, como já referi, de sentimentos de pertença, participação e suporte
a dificuldades em alunos que apoiam, alunos que são apoiados e em toda a
comunidade escolar.
Por último e também de considerar
nos tempos que correm, trata-se de uma medida de custos económicos baixos e com
retorno seguro.
É quase dispensável referir que
esta experiência não significa, do meu ponto de vista, qualquer
desconsideração, seja de que natureza for, antes pelo contrário, do trabalho
dos professores. Julgo, aliás, que os bons resultados que se verificam também
se devem justamente ao trabalho dos docentes.
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