terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UMA SEGUNDA OPINIÃO, UM NICHO DE MERCADO

Num país onde habitualmente a opinião é confundida com saber e onde pululam opinadores profissionais, um serviço que disponibilize opiniões é algo que mostra visão empresarial.
Acresce que a emissão de opiniões se passa, neste caso, numa área, a saúde, em que a grande maioria dos cidadãos quando tem alguma dúvida é, obviamente, quando se sente mais fragilizado e disponível para “saber” tudo sobre o que se passa consigo.
Neste contexto, o aparecimento de um serviço, o Best Medical Opinion, que, por um mínimo de 100 € emite opiniões sobre a saúde do cidadão, vem ao encontro da fragilidade psicológica das pessoas potenciando o recurso ao serviço tornando-o, esperarão os promotores, uma fonte rentável o que não surpreenderá.
Ao que o Público noticia, num excelente serviço publicitário à empresa, estão envolvidos um grupo alargado de especialistas que, sem qualquer contacto com as pessoas, se propõem opinar sobre o que o cidadão deve fazer ou saber sobre a sua condição de saúde com base na análise dos exames complementares de diagnóstico.
A Ordem dos Médicos parece manifestar alguma reserva face a iniciativas desta natureza, estou a lembrar-me que há algum tempo ouvi um comentário cauteloso do Bastonário sobre estas práticas e importa também saber o que pensa a tutela, por isso vamos ver os desenvolvimentos. De qualquer forma, admitindo até que do ponto de vista formal o Best Medical Opinion tem base para existir, creio que em termos éticos e deontológicos, a iniciativa estará nos limites do aceitável, se é que pode ser aceitável.
Um bom negócio parece poder ser. Não é novo, a saúde sempre foi um excelente negócio.

1 comentário:

Unknown disse...

O serviço seria muito mais "público" (leia-se nobre) se fosse cobrado a uma taxa mínima nominal p. exº10 euros. Mas creio que esse tipo de sentimentos não é compatível com sentido do negócio (o próprio nome anglicizado revela o mercantilismo sub adjacente).

Mas empacotada como está a notícia, é um bom exº de marketing.

KK