sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O RATINHO, A VACA E O GATO MAU

Não sei bem a que se deverá tal situação mas as relações entre as pessoas não andam bem, estão crispadas, desconfiadas. Não sei se este clima se deverá às alterações provocadas pelo aquecimento global, se á crise e ao mal-estar decorrente, se à expectativa assustadora da pandemia de gripe A, mas a coisa não está bem.
Quando penso nas relações entre as pessoas lembro-me frequentemente de uma história que há muito me contaram, eventualmente alguns conhecerão, que vou partilhar convosco pedindo desculpa da deselegância dos termos utilizados. A história, como todas as histórias antigas, passou-se no tempo em que os animais falavam e tem, como se costuma dizer, uma moral.
Numa rua morava um Ratinho pequenino cuja mãe nunca o deixava brincar na rua porque havia um Gato Mau que comia os ratinhos que apanhava. Um dia o Ratinho saiu um pouco e encontrou uma Vaca que também morava naquela rua. A Vaca admirou-se de nunca encontrar o Ratinho e ele explicou-lhe os motivos. Com uma forte empatia a nascer entre os dois a Vaca combinou com o Ratinho encontrar-se com ele e como ela era grande, estava atenta, percebia se o Gato Mau aparecia e avisava o Ratinho para fugir a tempo. E assim se realizavam os frequentes encontros entre aqueles dois que se tornaram excelentes amigos.
Mas um dia, de tão entretidos que estavam na conversa, não deram pela aproximação do Gato Mau e a Vaca pôs-se à frente do Ratinho e numa tentativa desesperada de o esconder, despejou uma enorme bosta sobre o Ratinho. No entanto, lamentavelmente o Ratinho ficou com o rabo de fora e o malvado do Gato Mau comeu o Ratinho.
E agora a moral da história. Nem sempre quem te põe na merda é teu inimigo, nem sempre quem te tira da merda é teu amigo, e há alturas em que quanto mais merda melhor.
Não é muito elegante mas aqui fica.

1 comentário:

BRUNOSVI disse...

kkkk..ouvi essa historia de um professor meu,cara rachei de rir, muito boa esta fabula.
queria ter crecido ouvindo essas historias!