terça-feira, 9 de agosto de 2016

DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR E DOS TPCs

O ME fez chegar às escolas um conjunto de orientações relativas às Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo.
Sublinha-se importância de a oferta e as actividades a desenvolver não sejam “ um prolongamento de actividades formais de ensino”, tenham um carácter “eminentemente lúdico”.
Devem, entre outras vertentes, “valorizar as expressões culturais locais”, “criar oportunidades para que os alunos possam escolher livremente entre diferentes actividades e projectos” e “privilegiar a metodologia de projecto com a intenção primordial de dar voz aos alunos, a fim de gerar aprendizagens significativas e uma visão global das situações”, lê-se no Público (não encontrei o documento na página do ME).
Finalmente, define-se que as AECs não podem transformar-se em espaços de realização dos trabalhos de casa.
Já muitas vezes aqui me referi ao entendimento que tenho sobre as AECs e sobre os TPCs, não vou repetir-me.
Dando por adquirida a presença de uma boa parte dos alunos do 1º ciclo nas escolas a frequentar as AECS, 88%, o que promove uma estadia na escola que pode prolongar-se até às 11 horas com a Componente de Apoio à Família, a não realização dos TPCs neste espaço pode constituir para muitos alunos mais um período de tarefas escolares no fim de um longo dia de trabalho e em circunstâncias que me levam desde há muito a encarar os TPCs com alguma reserva.
Entendo as orientações para as AECs, mas seria absolutamente necessário que, para além de “proibir” a realização de TPCs neste espaço, se repensasse a própria utilização dos TPCs, sabendo, é um dado novo, que não poderão ser feitos no tempo em que os alunos do 1º ciclo estão na escola.
Aguardo com alguma expectativa os efeitos destas orientações nos fins de dia de muitas famílias com crianças no 1º ciclo e na disponibilidade de crianças e adultos para a realização dos TPCs lá para hora do jantar e da dormida.

2 comentários:

margarida monge disse...

Fiquei rendida. Como professora do 1º Ciclo desta época em que vivemos, julgo que se torna urgente uma viragem nas nossas metodologias de trabalho. Não podemos ser professores do hoje, com atitudes do ontem. Estou rendida às evidências.

Zé Morgado disse...

Todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades