O ME fez chegar às escolas um
conjunto de orientações relativas às Actividades de Enriquecimento Curricular
no 1º ciclo.
Sublinha-se importância de a
oferta e as actividades a desenvolver não sejam “ um prolongamento de
actividades formais de ensino”, tenham um carácter “eminentemente lúdico”.
Devem, entre outras vertentes,
“valorizar as expressões culturais locais”, “criar oportunidades para que os
alunos possam escolher livremente entre diferentes actividades e projectos” e
“privilegiar a metodologia de projecto com a intenção primordial de dar voz aos
alunos, a fim de gerar aprendizagens significativas e uma visão global das
situações”, lê-se no Público (não encontrei o documento na página do ME).
Finalmente, define-se que as AECs
não podem transformar-se em espaços de realização dos trabalhos de casa.
Já muitas vezes aqui me referi ao
entendimento que tenho sobre as AECs e sobre os TPCs, não vou repetir-me.
Dando por adquirida a presença de
uma boa parte dos alunos do 1º ciclo nas escolas a frequentar as AECS, 88%, o que promove uma estadia na escola que pode prolongar-se até às 11 horas com a Componente de
Apoio à Família, a não realização dos TPCs neste espaço pode constituir para
muitos alunos mais um período de tarefas escolares no fim de um longo dia de
trabalho e em circunstâncias que me levam desde há muito a encarar os TPCs com alguma
reserva.
Entendo as orientações
para as AECs, mas seria absolutamente necessário que, para além de “proibir” a
realização de TPCs neste espaço, se repensasse a própria utilização dos TPCs,
sabendo, é um dado novo, que não poderão ser feitos no tempo em que os alunos do 1º ciclo estão na escola.
Aguardo com alguma expectativa os
efeitos destas orientações nos fins de dia de muitas famílias com crianças no
1º ciclo e na disponibilidade de crianças e adultos para a realização dos TPCs
lá para hora do jantar e da dormida.
2 comentários:
Fiquei rendida. Como professora do 1º Ciclo desta época em que vivemos, julgo que se torna urgente uma viragem nas nossas metodologias de trabalho. Não podemos ser professores do hoje, com atitudes do ontem. Estou rendida às evidências.
Todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades
Enviar um comentário