quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

MR. TRUMP, A ESMAGADORA MAIORIA DOS PROFESSORES ANDA ARMADA


Já não é, creio, a primeira vez que aquela coisa que foi eleita Presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que os professores deveriam andar armados e, assim, obstar aos frequentes episódios trágicos de tiroteios em escolas.
A proposta não merece comentários, mais trumpice, menos trumpice …
No entanto, Trump não sabe que a esmagadora maioria dos professores de qualquer país do mundo já anda armada, por isso são professores.
Andam armados com o conhecimento que lhes permite ensinar os mais novos a construir a sua estrada.
Andam armados com o profissionalismo, sentido ético e deontológico que os faz “esquecer” os “maus tratos” e desvalorização por parte de quem os deveria promover e apoiar.
Andam armados com a resiliência que lhes permite suportar a turbulência das políticas, das mudanças constantes, do experimentalismo inconsequente, etc.
Andam armados com a preocupação que realmente sentem com o bem-estar e sucesso dos seus alunos.
Andam armados com a motivação que mobilizam em minuto que começa uma aula, um período, um ano escolar.
Andam armados com a paciência necessária para ouvir tantos tudólogos e opinadores a perorar sobre educação frequentemente com agendas implícitas, preconceito ou ao abrigo de uma ignorância arrogante.
Recordo, mais uma vez, a afirmação de Mandela, a educação é arma mais poderosa para mudar o mundo. Cá está, os professores são quem com ela operam todos os dias.


Sem comentários: