segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ANJO DA GUARDA, NOCTURNO


No DN está uma peça sobre uma profissão em desaparecimento, guardas-nocturnos. São referidas as dificuldades, inexistência de remuneração que é assegurada por particulares e empresas das zonas “guardadas”, as questões doa acesso e das funções. Um dos entrevistados afirma “Vigia casas, garagens, lojas, empresas, viaturas e outros equipamentos. Mas não são raras as noites em que também tem de levantar receituário médico ou orientar idosos, que encontra a vaguear pelas ruas durante a madrugada.”
Não sei avaliar o impacto da sua existência mas acredito que pode ter um efeito positivo e óbvio na segurança e, muito importante, no sentimento de segurança sentido pelo cidadão.
É nesta perspectiva que me lembro de nos meus tempos de jovem, à volta de cinquenta anos lá para tás no tempo e com vida nocturna alargada, por assim dizer, quase todas as noites eu e a minha tribo nos cruzarmos com o guarda-nocturno da zona.
Mantínhamos uma cavaqueira que nos punha mais próximos e aliviava o tempo e que nos dava a sensação de que na rua andava alguém que conhecia as pessoas que lá moravam e que zelava por nós. Algumas pessoas contribuíam com algo mais para o guarda-nocturno e essas tinham "vigilância privilegiada". O bairro sentia-se mais tranquilo, o Sr. Silva andava por lá.
Como disse, mais do que saber o impacto objectivo da presença do guarda-nocturno no abaixamento da delinquência ou vandalismo, tenho a certeza que as pessoas vão sentir-se mais seguras se souberem que o Sr. Silva, enquanto dormimos, anda na rua a olhar pela nossa rua, o nosso mundo.

Sem comentários: