segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O DIA DO PERFIL DO ALUNO

Realiza-se hoje uma “jornada de reflexão”, “Dia do Perfil do Aluno”, nas escolas que aderiram sobre o Perfil do Aluno recentemente aprovado. Para além da iniciativa nas escolas realiza-se uma Conferência em Lisboa na Fundação Champalimaud com a presença do Ministro da Educação que poderá ser acompanhada em directo e com ligação a uma escola.
De há muito que defendo e as boas práticas assim o sugerem que as decisões no que respeita a mudanças em educação devem ser o mais participadas possível envolvendo a generalidade dos actores incluindo os alunos. Não tenho um entendimento idealizado ou romântico do “diálogo” e do “ouvir os alunos” mas creio que importará, de facto, ouvir os alunos, todos os alunos, com real interesse no seu olhar e ideias sobre a sua vida escolar.
Do meu ponto de vista para além do processo de consulta pública estas iniciativas deveriam ter sido promovidas antes da definição do Perfil de Competências do Aluno para o Séc. XXI.
Nesta altura e apesar de sempre entender que, por princípio, criar espaços de discussão em torno da educação é sempre positivo, este “Dia do Perfil do Aluno” parece-me mais uma cerimónia litúrgica de consagração. Não é que seja grave, trata-se de política.
No entanto, como aqui escrevi e afirmei publicamente o Perfil do Aluno parece-me uma boa base de trabalho para o processo de educação e formação dos alunos.

Sem comentários: