quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A ACOMPANHAR

No Público está a referência a uma iniciativa que pela descrição me parece interessante e a acompanhar. No concelho de Viana do Castelo inicia-se uma parceria que envolve 3000 alunos de sete agrupamentos e um grupo de 30 investigadores enquadrados no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, alguns dos parceiros do projecto promovido pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Os alunos envolvidos nesta “Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica”são do 1º ciclo ao ensino secundário.
A promoção em contexto de maior operacionalidade, com meios e recursos adequados, com equipamentos laboratoriais nem sempre presentes nas escolas e com o envolvimento científico de outros participantes parece um bom contributo para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e comunidades.
Não está evidentemente em causa o trabalho habitualmente realizado por escolas e docentes nesta área, os resultados crescentes no PISA são um indicador positivo, mas pode ser importante a existência de outros contributos e abordagens com reflexos na desejada integração curricular.
É de acompanhar.

Sem comentários: