domingo, 8 de agosto de 2010

A IGNORÂNCIA DOS TUDÓLOGOS

Miguel Sousa Tavares na sua página de opinião no Expresso aborda esta semana a questão dos chumbos a propósito da intervenção da Ministra da Educação. Como é habitual no articulista ao perorar sobre muitos assuntos que não domina no seu jeito de tudólogo (pessoa que fala sobre tudo), a arrogância da ignorância permite-lhe tecer uma série de considerações que não passam de opiniões, erradas mas legítimas enquanto opiniões, mas que na sua pena são vendidas como saber e isto é grave e pouco sério do ponto de vista intelectual. Não vou perder tempo com as opiniões do Dr. MS Tavares, não merecem, embora vendam bem nos tempos que correm as ideias de uma espécie de darwinismos social, neste caso educativo, em que a escola deve existir apenas para possibilitar que os melhores cheguem aos lugares que lhes são devidos. Os outros, a escumalha, os calaceiros, os incapazes, os menos dotados, pois que chumbem até sair da escola, só atrapalham, para cumprir o seu destino, integrar os estratos inferiores, a criadagem desqualificada, que ficarão ao serviço da elite bem sucedida de que faz parte, obviamente, o Dr. MS Tavares.
O que queria sublinhar é que, certamente por coincidência, o mesmo número do Expresso traz um excelente trabalho de Isabel Leiria sobre o mesmo assunto, os chumbos. Para além de mostrar como em vários países em que o chumbo é residual e os resultados dos alunos são bons, que chatice Dr. MS Tavares, é também referida uma entrevista com Simon Field do departamento de educação da OCDE, que nem MS Tavares considerará suspeito, que, imagine-se, explica de forma sustentada e com exemplos, como o chumbo além de ineficaz se constitui a mais cara das formas de lidar com o insucesso dos alunos.
É evidente que o sucesso não se cria por decreto nem por habilidades estatísticas, cria-se com condições e apoio a alunos, professores e famílias, esse é o trabalho que importa fazer.
Fica mais difícil face à ignorância dos que têm opinião publicada mascarada de saber, como o Dr. MS Tavares.

Sem comentários: