Uma das actividades que no âmbito da aprendizagem da escrita e da leitura nos primeiros anos de escolaridade, os professores gostam de utilizar é providenciar aos alunos frases ou pequenos textos com espaços em branco que deverão ser preenchidos com as palavras adequadas, retiradas de uma lista fornecida pelo professor ou, mais difícil, escolhidas pelos alunos.
É um exercício engraçado que após o domínio aparente das competências de leitura e escrita deixa de ser realizado.
Do meu ponto de vista é lamentável que assim aconteça.
À medida que crescemos assume progressiva importância a escolha das palavras adequadas. Em muitas circunstâncias da nossa vida e por razões bem diferentes na sua natureza, experimentamos sérias dificuldades na utilização das palavras ajustadas. Umas vezes, faltam-nos e sem a lista à mão ficamos aflitos para encontrar a boa palavra. Outras vezes, sobram-nos e nem sabemos muito bem o que fazer com elas, onde as colocar e quais.
Na verdade, já todos passámos por muitas situações em que não ouvimos ou dissemos as palavras adequadas. Pode ser maior ou menor, mas é um embaraço que repetidamente nos acontece.
É por isso que julgo ser importante continuar durante a vida a aprender a escolher as palavras certas para o que queremos dizer.
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