domingo, 22 de agosto de 2010

A DIFÍCIL VIDA DOS MIÚDOS (e dos adultos)

A imprensa de hoje traz duas referências que ilustram de forma nítida dois dos aspectos que marcam a vida dos mais novos em Portugal.
No DN refere-se que por iniciativa do IAC e a que se juntarão várias associações e entidades se prepara um fundo de apoio às crianças em maior dificuldade. Este fundo estará, deseja-se, operacional no início do ano lectivo para que possa providenciar algumas ajudas que minimizem as sérias dificuldades que milhares de famílias atravessam. Nunca é demais, creio, chamar a atenção para este facto, que sendo referido não me parece ser suficientemente ponderado nos seus efeitos na qualidade de vida dos miúdos que fazem parte das famílias afectadas.
No Público é noticiado que o ano lectivo vai arrancar sem que as escolas tenham tempo de adaptar os respectivos Regulamentos Internos ao Estatuto do Aluno entretanto aprovado. Esta situação, geradora de dificuldades, evidencia a forma apressada e a má gestão dos processos de mudança que parece afectar a 5 de Outubro. É óbvio que foi importante mudar o Estatuto do Aluno, mas era, naturalmente, desejável que o processo decorresse de forma coerente com o calendário escolar.
A vida dos miúdos não está nada fácil. A dos adultos também não.

Sem comentários: