terça-feira, 3 de agosto de 2010

CRÓNICAS DA PRAIA - vuvuzelas à portuguesa

Em semana de praia mar durante a manhã o areal fica mais pequeno obrigando o pessoal a estar mais próximo.
Este proximidade, entre outras consequências, aproxima de nós aquele barulhinho simpático tão característico das nossas praias, o jogo das raquetes. Sabem ao que me refiro, aquelas raquetas de madeira com as quais se bate numa bola de plástico duro e que produzem uma musiquinha tão irritante como a famosa vuvuzela embora, felizmente, com uns decibels a menos.
Como gosto de ver o mundo passar pus-me a observar alguns dos "tocadores" de raqueta que tocavam à minha beira. Um casal de meia idade tentava sem sucesso aparente manter a bola em jogo mais do que duas batidas o que exasperava o homem que sublinhava falta de jeito da empenhada esposa. Destes o barulho não era grande e o treino era mais dobrar-se e levantar-se para tirar a bola do chão.
Um extremoso pai procurava ensinar o rebento de sete ou oito anos a "tocar" e a maneira que escolheu foi acertar com quanta força tinha na bola para ela subir bastante alto e dizia para o gaiato, "Vês, é assim que tens de fazer". Eu acho que por pudor e respeito o miúdo não dizia ao pai que aquela não era a melhor maneira de aprender a "tocar" raquetas.
Havia um casal, gente certamente experiente que quase imóveis, os dois, a pouca distância um do outro, com um pezinho adiante e com os braços simetricamente em movimento trocavam a bola por bastantes vezes, produzindo um som seguido sem oscilações e bem afinado. Bons "tocadores", sem rasgos mas eficazes, o som contínuo e sem falhas irritava mesmo.
Um outro par, dois atletas, "tocavam" as raquetes longe, com a bola percorrer alguma distância, com uma batida forte levando a que os atletas tivessem de fazer alguns slaloms entre a assistência para continuarem a "tocar". Estes atletas acompanhavam a sua exibição com alguns saltos bem conseguidos e por vocalizações, algumas menos apropriadas mas que surgem no calor da exibição.
Fui para a água onde, antes de mergulhar, ainda me cruzei com mais um casal de tocadores de raqueta que preferiam o meio aquático para a sua exibição barulhenta é certo, mas sem grande nível.
A água estava fria, por isso agora desculpem mas tenho de ir. Vou "tocar" raquetas para aquecer.

Sem comentários: