sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

E A EDUCAÇÃO GENTE?

 Após cada debate entre líderes partidários no âmbito das próximas legislativas desencadeia-se sempre e em diferentes meios de comunicação social a habitual avaliação dos intervenientes definindo quem ganhou e quem perdeu. É ainda verdade que a leitura destas avaliações é um espaço interessante para ver os filtros agendas e critérios que levam à escolha do vencedor.

Para não ficar de fora e dado que assisti ao debate de ontem uma nota de avaliação. Não consigo definir vencedores, mas parece-me clara a existência de uma derrotada, a educação. A questão da educação esteve completamente fora do debate.

Talvez se compreenda, a educação é algo de marginal em qualquer sociedade e, portanto, dificilmente pode caber em mais de hora de conversa entre dois potenciais chefes de governo.

No entanto, sou suspeito na afirmação (também tenho a minha agenda), a educação, o sistema educativo, o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, a qualificação dos cidadãos são o motor do desenvolvimento e com impacto muito significativo em todas as áreas da vida em comunidade.

É verdade que não estranho, mas ainda asssim parece-me um péssimo sinal.


Sem comentários: