quarta-feira, 30 de setembro de 2020

LEVEM-ME À ESCOLA

 

No Público é referida a situação de alunos com necessidades especIais em vários agrupamentos de diferentes regiões ainda sentirem dificuldades ou mesmo impedimento de aceder à escola por falta de transporte escolar. O problema, ao que parece, está associado à transferência de competências para as autarquias e a questões de natureza processual.

As famílias mostram-se naturalmente preocupadas com os efeitos nos alunos que terá a sua ausência durante o início do ano lectivo.

Como é reconhecido os alunos com necessidades especiais incluíram o grupo de alunos que mais impacto negativo tiveram da forma como decorreu ao ano lectivo que acabou.

Também sabemos que as escolas, por razões óbvia e também com o enquadramento das orientações do ME utilizarão estas primeiras semanas para recuperação, consolidação, readaptação às rotinas e adaptação às novas rotinas.

A presença de todos os alunos desde o início era, pois, verdadeiramente importante, mas assim não está a acontecer e, para não variar, os mais vulneráveis, estão entre os mais afectados.

Os alunos e as famílias não estranharão, mas não tem que ser assim, não é o destino. Em políticas políticas públicas espera-se antecipação, planeamento e oportunidade.

Os últimos meses mostraram como uma escola à distância pode aumentar a distância para a escola para alguns alunos. A verdade é que a distância para a escola está associada à distância para o futuro. É que este passa pela escola.

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