Conforme muitas vezes refiro tenho como muito importante que à entrada da escola, antes de começar a
aprender as “coisas” da escola, os miúdos precisam de aprender a escola.
Apesar da maioria ter experiência
de educação pré-escolar as diferenças são enormes mesmo quando nem mudam de
edifício.
Uma das grandes diferenças prende-se
com a progressiva compartimentação do trabalho que se desenrola confinado à
área curricular que respeita e que tem manual e caderno de actividades próprio,
carga horária e horário bem definidos.
A forma como os miúdos começam a
lidar com esta organização nem sempre é fácil.
Há uns tempos, já aqui contei a
história, a filha de uma colega estando no início do 1º ano, ainda a aprender a escola, falando com a mãe
perguntava a olhar para a mochila, “Mãe, a matemática é aquilo dos números ou
das letras?”
Os miúdos fazem perguntas mesmo
disparatadas, é claro que a matemática é coisa de números e não tem nada a ver
com aquela coisa das letras que é um outro mundo, outra disciplina, um outro
manual, um outro conjunto de actividades, uma outra avaliação, uma outra
dificuldade, uma outra representação, enfim, outra disciplina.
Como é evidente, isto não tem
rigorosamente a ver com flexibilização curricular, uma coisa inovadora que por
aí anda, ou terá?
Sem comentários:
Enviar um comentário